07 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
15/05/14 às 13h31 - Atualizado em 24/12/18 às 9h54

Folclore nas escolas de Samambaia e na Copa do Mundo 2014

COMPARTILHAR

A Copa do Mundo 2014 não é apenas futebol, mas também arte e cultura. “Criamos o projeto Caravana da Cultura Popular e obtivemos recursos da Secretaria de Cultura/GDF, para levar o folclore às escolas e aos locais de concentração de público, no Distrito Federal, durante a Copa do Mundo 2014”, informam Chico Nogueira, do grupo Mambembrincantes, e Guarapiranga Freire, herdeiro do Boi do Seu Teodoro.

A primeira apresentação do projeto ocorreu na terça, 13/05/2014, na Escola Classe 303, Samambaia/DF. Teve Tambor de Crioula, Ciranda, Bumba Meu Boi, Congo, Jaraguá, etc. “Nunca tinha visto. Achei legal!”, disse Iago Santos, 10. “Estou gostando dessas artes”, disse Ronan Silva, 10. “Sabia mais ou menos o que era folclore. Estou achando maravilhoso”, disse Wesley Lorran, 11. Os olhares atentos dos estudantes demonstravam o quanto estavam todos absorvidos e envolvidos.

“Temos que resgatar e disseminar a cultura popular nas escolas, mantendo as tradições e tornando-as referências às novas gerações”, disse a professora Iolanda Rocha. “A cultura passou a se enraizar nas sociedades quando o homem começou a desenvolver a agricultura”, informou Alda Ilza, da ONG Mão na Terra, que planta árvores nas escolas de Samambaia. “É grande a nossa satisfação cada vez que recebemos trabalhos como esses. Agradeço em nome dos 460 alunos e dos 58 professores e servidores da Escola Classe 303”, disse a vice-diretora Márcia Adriana.

Repórter: Élton Skartazini

 
Mais informações: (61) 3359.9317

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros