25 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/03/19 às 16h36 - Atualizado em 25/03/19 às 17h24

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A FALTA DE VAGAS EM CRECHES E ESCOLAS PÚBLICAS

COMPARTILHAR

Na noite desta última Sexta (22/03), aconteceu no teatro do Colégio CCI- QR 401 de Samambaia, uma audiência pública que partiu da iniciativa do Deputado Distrital Jorge Vianna, que tinha como objetivo tratar da carência de vagas em creches e escolas públicas.

Nesse dia, o objetivo primordial foi levantar e entender as demandas  da comunidade sobre o problema enfrentado. Para tanto, foi formada uma mesa com as seguintes autoridades: o Secretário Adjunto da Secretária de Educação, José Francisco Araújo, o Deputado Distrital, Jorge Vianna,a Deputada Distrital, Júlia Lucy, a Administradora Regional de Samambaia, Glayce Helena, o Chefe de Gabinete, Carlos Alberto Oliveira, o Coordenador da Regional de Ensino, Cícero Elivan e representando os conselheiros tutelares de Samambaia: Farion, Willian e Claúdia.

Entre os vários temas elencados pelos presentes, os que mais repercutiram foram – a permutas de vagas em creches e o baixo número de vagas em berçario.  Nesse encontro foi evidenciado que a maior queixa era a necessidade urgente do aumento da disponibilidade de vagas para as crianças da Educação Infantil. E a solicitação urgente da comunidade pela mudança dos critérios para acesso às vagas destinadas às creches.

Em seu discurso o secretário Adjunto de Educação afirmou que " o governo está trabalhando no maior plano que já existiu para o aumento da quantidade de vagas  em creches e escolas públicas que o DF já teve". Essa informação foi confirmada com a fala do coordenador da Regional de Ensino – de que – "ainda esse ano, com a entrega de 2 unidades ( Cepi Bambu e Azulão), irá representar cerca de Mil vagas para as crianças da cidade". A Regional de Ensino da Samambaia tem tentado viabilizar ao máximo o acesso de todas as crianças às escolas
locais.

Para Jorge Vianna, "a educação infantil é a base de toda a formação acadêmica, e frissou que todas as crianças devem ter acesso a escolas públicas" e essa será mais uma luta que será travada e que nesse momento conta com o apoio da Deputada Júlia Lucy que afirmou ter comprado essa briga.

Para Glayce Helena que além de Adminstradora da cidade, também é professora da Secretária de Educação do DF, "as demandas referentes a Educação devem ser tratadas como pautas prioritárias, e que em relação a qualidade do ensino ofertados pelas Creches públicas – o atendimento é de excelência – muitas vezes superando instituições particulares." Ela ressaltou ainda, que vem recebendo atendimentos recorrentes na Adminstração solicitando auxílio para que consigamos vagas em creches e escolas infantis.

A audiência foi extremamente positiva, e não será a única a ser realizada, pois essa é uma bandeira de luta importante. E que se depender o empenho dos presentes, a vitória desse pleito será breve.

 

Por: ASCOM / RA XII

Fotográfia: Wilter Moreira

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros