A sigla é CONDEC, Conselho de Defesa Civil, a ser implantado em todos os municípios brasileiros. O objetivo é discutir e encaminhar medidas preventivas a tragédias naturais, como deslizamentos de terra, erosões e vendavais, ou mesmo catástrofes urbanísticas, arquitetônicas e industriais, que coloquem em risco a população.
Composto por Luiz Pimentel, Olga Maria, Noval Pereira e Sebastião Nunes, agentes governamentais e líderes comunitários, o CONDEC Samambaia realizou sua primeira ação na vistoria à erosão provocada por uma obra em frente ao Hospital Regional – HRSAM. O acidente derrubou um poste da rede elétrica e arrancou a calçada próxima.
A medida foi acionar a Defesa Civil do Distrito Federal para elaborar um laudo técnico. O local foi isolado e sinalizado, para evitar a queda de pedestres. A empresa construtora foi orientada a aumentar o talude (plano inclinado que limita um aterro). “Todo o cuidado é pouco, ainda mais nesse período de chuvas intensas que ampliam as situações de risco em nossa região”, alerta o administrador Risomar Carvalho.