21 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
17/04/13 às 19h23 - Atualizado em 24/12/18 às 9h55

Samambaia se mobiliza contra a dengue

COMPARTILHAR

Repórter: Élton Skartazini


Atendendo o Decreto nº 34.162, de 22/02/2013, instituído pelo governador Agnelo Queiroz, criou-se em Samambaia o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano Regional de Preservação e Controle à Dengue – GEIPLAN Dengue. Formado por representantes das Regionais de Saúde e Educação, Administração Regional, SLU, Defesa Civil e Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, o grupo se reúne a cada 15 dias para avaliar a situação e encaminhar ações.

Na terça feira, 15/04/2013, a coordenadora Paula Garcia, tratou sobre o assunto com o administrador em exercício, Juscelino Lopo. “Samambaia está em terceiro lugar no índice de notificações e casos suspeitos do DF. Temos 22 agentes em constantes visitas às residências e 160 agentes comunitários de saúde que orientam a população. Cada cidadão deve se tornar um agente de combate à dengue”, disse a coordenadora.

As equipes procedem com ações de limpeza nos locais com incidência de casos e com aplicação de veneno nos focos e no ar, por meio do ‘fumacê’. “Conforme nos explicou a doutora Paula, os focos terrestres (pneus, latas, garrafas, poças d’água…), estão bem controlados. É importante que a população observe também os focos aéreos, tais como lages, calhas entupidas e caixas d’água destampadas”, alerta Juscelino Lopo.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros