21 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
16/09/13 às 14h38 - Atualizado em 24/12/18 às 9h54

Propostas de Samambaia à 5ª Conferência das Cidades

COMPARTILHAR

 

377 cidadãos e cidadãs compareceram à 5ª Conferência das Cidades realizada pelo GDF em Samambaia nesse sábado, 14/09/2013. Número suficiente para aclamar 99 Delegados e 10 Conselheiros de Planejamento Urbano, que levarão adiante as propostas apontadas como prioritárias para a região. A conferência foi aberta pelo secretário de desenvolvimento urbano e habitação, Geraldo Magela, e pelo administrador Risomar Carvalho.

O primeiro Grupo de Trabalho pediu a regularização do condomínio Residencial Renascer, nas quadras 603 e 605; criação e regularização do setor de micro empresários na quadra 119; incluir no IPTU áreas ocupadas com avanço de grade; regularização da QS 611, 827 conjunto 1 e 2, 629 área de chácaras Samambaia Norte; regulamentação do PDL e registro das quadras para que se possa regularizar as residências; regularização e titulação  das chácaras da ARIE JK.

O segundo Grupo de Trabalho pediu a implantação imediata do Consórcio Habitacional Samambaia nas quadras 100 (linhão de FURNAS), quadra 214 e a área hoje ocupada pela VIPLAN, priorizando habitação para pessoas de baixa renda; reabertura do cadastro Morar Bem; subsídio de 25 mil reais para o financiamento de casa própria a famílias de baixa renda; Centro de Ensino Médio 433 e UPA 24 horas na Expansão de Samambaia e Creche na QR 204.

O terceiro Grupo de Trabalho pediu mobilidade urbana para toda a população, incluindo idosos, portadores de necessidades especiais e crianças, por meio de calçadas padronizadas e desobstruídas, estacionamentos e vias; implantação do Complexo Cultural Samambaia com teatro, cinema, biblioteca, museu, oficinas, estúdios, escola de artes e ofícios; ocupação e geração de trabalho e renda para população economicamente inativa; centro de convivência do idoso; revitalização das feiras; criação e preservação de áreas verdes, parques e ARIE JK, com muito paisagismo e plantio de árvores; melhoria no sistema de transporte público.

“A SEDHAB e o Governo Agnelo Queiroz trabalham ouvindo a população que sabe o que quer para sua cidade. Essa conferência nos orienta na elaboração de projetos habitacionais e na definição de novos investimentos”, disse Geraldo Magela. “Samambaia cresce em ritmo acelerado e hoje é um dia muito importante para garantirmos um futuro com qualidade de vida na nossa cidade”, disse Risomar Carvalho.

Repórter: Élton Skartazini

Foto: Texeira

Mais informações: www.conferenciadistrital.df.gov.br, 3214.4025 (SEDHAB) e 3359.9319 (Adm Regional)

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros