27 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/09/13 às 13h09 - Atualizado em 24/12/18 às 9h55

Samambaia tem seu parque urbano revitalizado

COMPARTILHAR

Esse sábado, 21/09/2013, marca a história de Samambaia com a devolução à cidade da área vivencial do Parque Três Meninas, totalmente revitalizada. Agora a população pode frequentar seu parque urbano e desfrutar de ciclovia/coopervia, pista de skate, quadra poliesportiva, quadra de areia, parquinho, espaço cultural, quiosque, banheiros públicos, auditório e estacionamentos. A obra é parte do programa Brasília Cidade Parque, da Secretaria do Meio Ambiente/GDF.

“Com essa inauguração o Governo Agnelo Queiroz honra parte do compromisso assumido com Samambaia, no que diz respeito à revitalização do Parque Três Meninas, patrimônio histórico, cultural e ambiental do Distrito Federal”, disse o administrador Risomar Carvalho.

“Saímos do discurso para investir de fato. Vamos restaurar também o casarão e demais prédios construídos pela família Penna Marinho, que formou a Chácara Três Meninas nos anos sessenta. Ali será um local voltado à cultura”, disse o governador Agnelo Queiroz. Cidadãos presentes aplaudiram entusiasmados.

“Conclamo os‘Amigos dos Parques Ecológicos’, movimento voluntário de agentes comunitários e governamentais que por anos fomentou essa revitalização, para agora mobilizarmos pelo empoderamento popular e uso consciente desse parque que é nosso e que devemos cuidar com muito carinho”, disse a professora Iolanda Rocha.

ARIE JK

Mas a questão vai além quando o assunto é a Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistheck – ARIE JK, corredor verde entre Samambaia, Taguatinga e Ceilândia, que contém os parques Três Meninas, Gatumé, Boca da Mata, Saburo Onoyama, Cortado, Metropolitano e 29 chácaras remanescentes.

A Conferência Distrital das Cidades ocorrida em Samambaia na semana passada, revelou opiniões e interesses distintos sobre a ARIE JK:  o síndico Manoel Messias pede a regularização já do Residencial Renascer e outros, abaixo das quadras 603 e 605 de Samambaia, ameaçando os limites da área. Maria Abadia, diretora do Sítio Gerânium, pede a demarcação imediata da poligonal e a preservação da ARIE JK. E você?!

Repórter: Élton Skartazini

Foto: Texeira

Mais informações:(61) 3359.9317

 

Mapa do site Dúvidas frequentes