27 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
11/02/14 às 16h36 - Atualizado em 24/12/18 às 9h55

Administrador se reúne com chacareiros do núcleo rural Gatumé em Samambaia

COMPARTILHAR

Nessa segunda feira, 10/02/2014, o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, se reuniu com chacareiros do Núcleo Rural Gatumé, para ouvir propostas e demandas. A ideia é consolidar ali a Colônia Agrícola Gatumé, com as chácaras devidamente cadastradas, regularizadas e com Plano de Uso em conformidade com a preservação ambiental que requer a Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek – ARIE JK, onde está situado esse núcleo.

“Achamos que o nome Gatumé se deve à família de antigos fazendeiros da região. Depois de criado por lei, em 2005, o Parque Gatumé nunca recebeu investimento governamental e nem sabemos quais são seus limites. Aqui nós combatemos incêndios, sofremos com lixos e entulhos clandestinos e denunciamos ocupações irregulares. A comunidade e a escola da Expansão se mobilizam para ajudar a preservar. Não queremos o parcelamento das chácaras”, dizem Izabel Costa (73), Valdir de Oliveira (63), Mirian Rejane (25), Clair José (38) e outros.

Esses ‘chacareiros remanescentes’ cultivam hortifrutigranjeiros, criam peixes e outros animais. Têm alguma assistência da Emater/DF. Precisam de política adequada e investimentos por parte das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, IBRAM e Administração Regional/GDF. “Vamos logo fazer uma limpeza e intensificar a fiscalização pra cima dos ‘sujões’. Vou pedir à CEB um orçamento pra iluminar a estrada principal. Vamos acionar a Polícia Ambiental e a Agefis, para combater ocupações irregulares e atividades predatórias. Colocaremos logo placas de sinalização”, disse Risomar Carvalho.

Repórter: Élton Skartazini

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros