A partir desta semana o Distrito Federal embarca numa nova era no trato dos resíduos sólidos, até hoje tidos simplesmente como lixo. Ganham as cidades, ganha o meio ambiente, ganham os catadores que têm na reciclagem sua fonte de renda. Com a reutilização dos materiais preservam-se os recursos hídricos e demais fontes de recursos naturais. Eleva-se a sustentabilidade do planeta.
Os aterros sanitários, como o que será instalado entre Samambaia e Ceilândia, ganham maior tempo de vida útil, já que, com a reciclagem, receberão menor carga de rejeitos. Para isso serão construídos 12 Centros de Triagem de resíduos sólidos, que empregarão centenas de catadores. O primeiro começou a ser construído essa semana junto à Usina de Compostagem da Ceilândia.
“Isto é uma vitória do Governo Agnelo Queiroz e uma conquista da nossa civilização. A população colabora separando o lixo seco do orgânico e disponibilizando seus descartes para a coleta SELETIVA no dia e hora marcados na tabela abaixo. A coleta de lixo ORGÂNICO continua normalmente. Em Samambaia temos também a Operação Cata Entulho, acionada pelo telefone (61) 3359.9354, para descartes mais volumosos”, explica o administrador Risomar Carvalho.
Repórter: Élton Skartazini
Administração Regional de Samambaia
Quadra 302 conjunto 13 Lote 05 – Centro Urbano – CEP 72300-6
BRASÍLIA - DF