Um pneu velho jogado no meio ambiente incomoda muita gente. Milhares de pneus velhos, verdadeiros criatórios de mosquito da dengue, ratos e outros insetos, incomodam muito mais. Foi por isso que a Administração Regional e o Núcleo de Vigilância Ambiental/GDF em Samambaia foram acionados e recolheram mais de quatro mil pneus espalhados em chácaras do Núcleo Rural Gatumé.
“Os ocupantes da Chácara Cascalheira tinham aqui um criatório de javalis e usavam os pneus com cerca. Encerrada a criação, os pneus ficaram inúteis e viraram problema de saúde pública. Temos 36 servidores, 22 dos quais sempre em campo, para localizar e reverter situações como essa, de risco à população e ao meio ambiente”, informa Daniel Oliveira, 40, chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental Samambaia.
“Haviam muitas reclamações da vizinhança por causa desses pneus. Os jornais denunciaram o caso. Orientados pelo Governo Agnelo Queiroz, reunimos os órgãos governamentais aptos a resolverem o problema. Mas contamos com a colaboração permanente da população no cuidado com o meio ambiente, em especial com a revisão nas calhas dos telhados, onde mais se prolifera o mosquito da dengue”, disse o administrador Carlos Santarém.
Repórter: Élton Skartazini
Administração Regional de Samambaia
Quadra 302 conjunto 13 Lote 05 – Centro Urbano – CEP 72300-6
BRASÍLIA - DF