ÁDAMO ARAUJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Equipe da Samambaia e Novacap trabalham na poda de árvores na Escola Classe 318. Foto: Dênio Alves/Adm Samambaia
Até 9 de fevereiro, unidades recebem ações como roçagem do mato e poda de árvores. Ideia é preparar o ambiente para a volta às aulas.
As 667 escolas das 14 coordenações regionais de ensino de Brasília recebem, até 9 de fevereiro, corte de mato alto e poda de árvores, entre outros serviços de limpeza e manutenção. Executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o mutirão, iniciado nesta terça-feira (31), prepara as unidades para o retorno às aulas em 10 de fevereiro, conforme calendário da Secretaria de Educação.
Esse trabalho também ocorreu no ano passado, na semana que antecedeu o começo do ano letivo. De acordo com o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, a ideia é preparar o ambiente para os estudantes. “Vamos seguir um cronograma de prioridades das regionais, principalmente para a poda de árvore”, informou.
300Número de profissionais que atuam na operação de limpeza e manutenção das escolas públicas do DF
Para a ação, foram colocadas cinco equipes à disposição da secretaria. São atendidas até quatro regionais por vez. A maior delas recebe dois grupos, devido ao tipo de equipamento necessário, mais pesado e específico.
Segundo a companhia, são usados 219 roçadeiras laterais, 17 máquinas especiais (minitratores de roçagem) e quatro tratores com roçadeira para podas mais altas. Há ainda motopodas, motosserras e caminhões.