13 de janeiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/02/18 às 12h11 - Atualizado em 24/12/18 às 9h54

Comunidade reivindica segurança na primeira reunião ordinária de 2018 do Conselho Comunitário de Segurança de Samambaia

COMPARTILHAR

Na primeira reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança de Samambaia (Conseg) do ano 2018, realizada em (01/02), nas dependências do Corpo de Bombeiros da Quadra 416, estiveram presentes a diretoria do Conselho, os membros natos (representantes dos órgãos de Segurança Pública da Cidade e outros); o administrador Regional Paulo Silva e moradores da região.

A dinâmica da reunião se deu com respostas das autoridades às demandas apresentadas na reunião anterior pelos moradores, a chamada ‘devolutivas’. Entre elas estão: pedido de iluminação, poda de árvore, ronda ostensiva nas paradas de ônibus, retirada de entulho, quebra-molas, limpeza das faixas de pedestres, retirada de lixo da QD 507, entre outras. Assim, cada representante de órgão respondeu como, ou se, resolveu a solicitação da comunidade.

Na ocasião o presidente do Conseg de Samambaia Agenildo Neri, discorreu sobre a agenda positiva do Conseg 2018; apresentou o novo Ouvidor George Arthur da Administração Regional, como canal de recebimento de demais demandas da comunidade. De igual modo, apresentou membros do Instituto de Direito dos Brasileiros, Dr. Bruno Carneiro e Francimar Carvalho como parceiros. Estes, já prestam atendimento toda quinta-feira, na sede do Conseg com orientações jurídicas gratuitas.

“Ao todo foram 22 demandas apresentadas durante a reunião desta quinta, por escrito ou verbalizadas. Os órgãos deverão apresentar as respostas para o cidadão, na próxima reunião, agendada para a primeira quinta-feira do mês de março, com local a confirmar ” Relata Agenildo Neri.

 Segundo Gilberto Alves, Diretor da Rede Colaborativa Oeste da Subsecretaria de Segurança Cidadã que engloba nove cidades do DF, incluindo Samambaia, “As reivindicações constaram em ata e foram anotadas pelos representantes de cada órgão referente as demandas e eles articularão as soluções para as devolutivas. ” Garante Gilberto.

O Conseg de Samambaia tem sua sede na Quadra 302 – Administração de Samambaia, anexo de madeira – sala 02, funciona de segunda a sexta de 8 às 12 e de 14 às 18h. Tel. 3359.9369

Para saber mais:

Diversos estados brasileiros contam com os Conselhos Comunitários de Segurança. No Distrito Federal, eles existem legalmente desde o ano 2000 e passaram a ser vinculados à SSP/DF desde 2003. Atualmente o DF possui 37 CONSEGs. Foram criados e estão regulamentados pelas leis: Decreto n.º 21.108, de 05 de abril de 2000: cria os Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal – Decreto n.º 37.462, de 05 de julho de 2016: regula os CONSEGs.

 Os CONSEGs são canais de participação popular que tratam de assuntos ligados à segurança pública. São de caráter consultivo e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam essa área. Também auxiliam os órgãos de segurança pública no monitoramento, na avaliação e na gestão dos resultados alcançados na busca por solução desses problemas.

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes