21 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
7/10/19 às 17h34 - Atualizado em 9/10/19 às 7h53

Projeto cidadão que vê

COMPARTILHAR

DIA 09 DE OUTUBRO – PROJETO CIDADÃO QUE VÊ

No dia 09 de outubro de 2019, das 08 às 12h, no Complexo Cultural de Samambaia (Quadra 301, conjunto 6). 

A Secretaria de Transparência da Câmara dos Deputados, visando ampliar o diálogo entre o parlamento e a sociedade, criou o projeto Cidadão que Vê.  O Objetivo dessa ação é, por meio de oficinas, tornar o cidadão mais consciente das possibilidades abertas a partir da transparência da Câmara dos Deputados, buscando trazer aos jovens maior compreensão do funcionamento do órgão, controle social e a partir destes, a ampliação dessa transparência, desenhando-se assim, um círculo virtuoso de cidadania.

Samambaia foi escolhida para receber o projeto piloto da secretaria de transparência por cumprir os critérios estabelecidos, que são alunos adolescentes e que já detivessem algum conhecimento acerca da temática. Tais critérios foram definidos para que o projeto alcance maior eficácia entre jovens cidadãos, além de possibilitar o efeito multiplicador dos alunos em suas famílias.

Durante a pesquisa, foi identificada a realização do concurso “Transparência nas escolas é legal”, em 23 de maio deste ano, promovidos pelo ministério Público Federal e Territórios (MPDFT), que premiou escolas de Samambaia que implementaram projetos voltados ao aprimoramento da prestação de contas, da gestão democrática, do controle social e da transparência ativa com a participação da comunidade escolar. 
Assim, foi escolhido o Centro de Ensino Fundamental 411, que atendeu integralmente a ambos critérios. Essa programação por vez vem a agregar à comemoração do Aniversário de 30 anos da cidade.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros