Uma nova história está sendo contada por Bruno da Silva. Veio de Rondônia para Brasília procurando novas oportunidades para levar sustento aos seus familiares. Ao chegar na cidade matriculou-se no Centro de Ensino Fundamental 404, de Samambaia, mesmo apresentando boas notas, teve dificuldade de encontrar emprego e casa para morar.
Mas a história de Bruno tomou outro rumo durante uma das atuações do programa de governo, GDF Presente. As frentes de trabalho se deslocaram para o local com o objetivo de retirar entulhos na QI 416, a equipe se deparou com o rapaz deitado sob uma árvore.
"No primeiro momento pedimos para ele se retirar pois iríamos fazer a ação no local. Ele foi juntando o pouco que tinha em uma mochila, mas aquilo apertou o nosso coração", contou Flávio Lopes, assessor que executa o GDF Presente pela Secretaria Executiva das Cidades.
Assim, de imediato, levaram Bruno para o Na Hora, retirando seus documentos pessoais. Afim de garantir ele não voltasse a morar nas ruas, conseguiram ainda uma moradia digna.
Porém, não satisfeitos, o Administrador Regional de Samambaia, Gustavo Aires, juntamente com o Flávio do GDF Presente e a Administração foram atrás de um emprego para o jovem, uma missão que foi atendida em um restaurante da região, com carteira assinada.
"Nós nos sensibilizamos com a história. O governador Ibaneis Rocha sempre fala que o maior desafio do governante é cuidar das pessoas. E temos certeza que ele, sabendo da atuação de um dos principais programas desta gestão, vendo o jovem nessa situação, agiria de imediato para dar uma melhor condição de vida para o Bruno", contou Gustavo Aires.
Agora, ele passa a viver um novo momento, recebeu doações de roupas e alimentos dos moradores de Samambaia, que também se sensibilizaram com o depoimento. Bruno se diz grato pela equipe do GDF Presente e da Administração Regional terem o encontrado enquanto o objetivo seria apenas atender uma demandada que há muito tempo vinha sendo reivindicada pela população, que era um local utilizado indevidamente como “lixão”. "Quero agradecer as pessoas que me ajudaram. E obrigado pelos presentes", disse Bruno.
A área
A área que servia como descarte de entulhos e lixos em que Bruno da Silva morava, foi revitalizada e recebeu uma quadra de areia para o lazer dos moradores do Setor de Mansões de Samambaia. Inclusive, com o período de férias chegando, já é possível ver as pessoas aproveitando o novo espaço.
Materia: Ascom/XII
Fotos: Dejan Araujo