15 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
2/03/20 às 15h01 - Atualizado em 2/03/20 às 15h03

AÇÃO DO GDF PRESENTE EM SAMAMBAIA RETIRA 400 TONELADAS DE LIXO DAS RUAS, 21 SUCATAS DE CARROS ABANDONADOS E ERRADICA MAIS UM LIXÃO.

COMPARTILHAR

 

A cidade de Samambaia recebeu uma atenção muito especial do programa GDF Presente que permitiu a realização de inúmeras intervenções importantes.

A Administração Regional de Samambaia contou com o apoio das equipes do GDF Presente por duas semanas na cidade e, nesse período, foi possível atender várias demandas da comunidade. Foram realizadas podas de árvores, limpezas de bocas de lobo, operação tapa-buraco, roçagem, terraplanagem, a erradicação de um lixão localizado na QR 312, recolhimento de lixos, entulhos e sucatas de carros abandonados pela cidade, além da manutenção no parquinho e praça da quadra 429.

Em todas as manutenções do programa na localidade, diversas ações foram realizadas, que vão além de questões estruturais, como tapa-buraco e retirada de entulhos. O programa também auxiliou em resolver questões sociais. Na lateral do Centro de Ensino Fundamental 312, havia uma área que era utilizada para descarte inadequado de lixo e entulho, o local acumulava muita água e trazia mau cheiro, tanto para a escola quanto para os moradores das casas próximas.

Em duas semanas foi possível realizar a limpeza da área, cercamento por pneus e foi erguido um campo de futebol. Para a moradora Maria Concebida , que reside da QR 312 “ fiquei muito feliz, quero parabenizar o Governo e a Administração, estão trabalhando bastante. Estou feliz porque aqui na 312, havia um lixão que era horrível e atrapalhava em todos os sentindos, inclusive, com doenças. Onde eu passo na Samambaia que era um lixão, estão construindo  alguma coisa, eu parabenizo de verdade, há muito tempo não via isso”, disse Maria.

O parquinho e a praça da quadra 429 estava há vários anos sem manutenção, mas a Administração Regional de Samambaia, com o apoio das frentes de trabalho do programa, pôde atender a essa grande reivindicação dos moradores da quadra. O morador Rafael Alves agradeceu a ação realizada na localidade “valeu galera, essa é a primeira de outras que ainda serão feitas, tudo no seu tempo. A comunidade agradece, vamos exercer nossa cidadania e acreditar que vai dar tudo certo”.

Para o administrador, Gustavo Aires, a atuação do GDF Presente é essencial para agilizar os pedidos recebidos pela Ouvidoria. "Agradecemos ao governador Ibaneis Rocha por esse programa que tem sido muito importante para a nossa comunidade. Samambaia só tem a ganhar com essas melhorias", afirmou Aires.

SOBRE A OPERAÇÃO DE RECOLHIMENTO DE SUCATAS

Uma operação para recolher veículos abandonados em todo o Distrito Federal foi deflagrada pelo GDF, com o objetivo de retirar das vias públicas as sucatas que têm servido de foco para a proliferação do Aedes aegypti.

Em Samambaia a operação aconteceu simultaneamente com o GDF Presente, e  permitiu a retirada de 21 sucatas que estavam nas ruas acumulando água e servindo de esconderijo para bandidos e usuários de drogas. Para a senhora Vera Lúcia de Assis, moradora da QR 421, “há muitos anos esperávamos que providências fossem tomadas por parte do estado, esses carros me deixavam preocupada, tenho filho pequeno. A gente houve falar o tempo todo sobre a dengue, mas esses carros estavam servindo de berço para a proliferação desses mosquitos. Fico feliz que tenham recolhido eles”.
 
A operação, foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e organizada na sede da pasta. Conntou com o suporte dos agentes de Vigilância Ambiental, além das Secretarias de Governo, Casa Civil, Cidades, administrações regionais e órgãos como Detran e Defesa Civil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
*Com informações da Secretaria de Saúde/ Fonte: Agência Brasília

RESULTADO
 
Em apenas duas semana, o GDF Presente recolheu mais de 400 toneladas de lixo e entulho em diversas quadras da cidade.  A operação tapa-buraco recebeu 86 toneladas de massa asfáltica e contemplou as seguintes quadras: 102,104,122,202,206,208, 209,210,211,212,215,221,311,407,409,412,414,421,501,507,509,503,633,829,833,1029 e1033 além de serviços de poda de árvores, terraplanagem, manutenção no parquinho e praça da QR 429, retirada de galhos, roçagem e limpeza, recolhimento de sucatas.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros