21 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
11/03/21 às 15h35 - Atualizado em 12/03/21 às 10h17

Eleitos o Presidente, Vice-presidente e Secretária Executiva do CRC Samambaia.

COMPARTILHAR

Na quarta-feira, dia 24 de fevereiro, às 19h30min, ocorreu a 311º Reunião Ordinária do Conselho Regional de Cultura de Samambaia, no centro comunitário da QN 317, onde funciona a ASSISNE – Associação dos Idosos de Samambaia.

Na reunião foram eleitos o Presidente e Vice-Presidente do CRC, conforme determina a Lei Orgânica da Cultura para todos os CRCs e também acrescentada à estrutura o cargo de Secretária Executiva. O conselheiro Jad Teles foi eleito o Presidente do CRC, a conselheira Dorinha Freitas a Vice-Presidente, e para a Secretária Executiva a conselheira Késia Paos. A tradição do CRC Samambaia sempre foi a atuação coletiva e colegiada de seus membros, sem hierarquia instituída, algo que mudou com a Sansão da LOC em dezembro de 2017.

O local da reunião foi simbolicamente escolhido para fortalecer a luta pela revitalização dos centros comunitários, “os próprios”, que são ocupados por associações que desenvolvem atividades culturais, esportivas e sociais gratuitas à população, a exemplo deste, que era referência no acolhimento do idoso. Coordenado pelo Sr. Muniz, e hoje, por sua filha a conselheira Josy Pacello. A ASSISNE – Associação dos Idosos de Samambaia já foi muito viva e culturalmente ativa no espaço e contava com mais de 70 idosos, mas desde a retirada dos postos de segurança patrimonial do local pelo GDF, que alega incompatibilidade com os termos de cessão de espaço público para associações, estes locais tem sido depredados, assaltados e deteriorados por vândalos e outros. Hoje suas atividades estão suspensas por estas questões e também por conta da pandemia.

Isso tem atingido outros espaços como o Imaginário Cultural, coordenado pela Conselheira Marília Abreu, que sofreu uma invasão na última quarta-feira, em que estava prevista uma reunião do CRC, que acabou não acontecendo e todos se mobilizando para um mutirão de retirada dos pertences e materiais de trabalho por conta de mais um arrombamento e furto, inviabilizando a continuação das suas atividades. Uma tristeza recorrente em todos esses espaços não só de Samambaia, mas no Distrito Federal.

A reunião teve a presença dos Conselheiros, do Administrador Gustavo Aires e sua Equipe da estrutura de Cultura, Esporte e Lazer da Administração Regional. Foram discutidas outras pautas importantes como o andamento da Construção da Biblioteca Pública de Samambaia, Monumentos para Samambaia, Sinalização na cidade para o Complexo Cultural, e avaliação da gestão do atual Gerente de Cultura Ricardo Gonçalves.

 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros