30 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/08/23 às 13h14 - Atualizado em 22/08/23 às 13h17

Audiência Pública será promovida para discutir a proposta de renomear os Restaurantes Comunitários para “Rorizão”

COMPARTILHAR

No próximo dia 12 de setembro, às 19h, o deputado Distrital Joaquim Roriz Neto, do Partido Liberal (PL), liderará uma Audiência Pública, tendo como pauta a possível alteração do nome dos Restaurantes Comunitários para "Rorizão”, que acontecerá no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O principal intuito da iniciativa é responder a uma reivindicação há muito tempo presente pelos frequentadores, a mudança de nome para a já popularmente utilizada "Rorizão". Esse nome, associado ao primeiro restaurante inaugurado em Samambaia no ano de 2001 pelo ex-governador Joaquim Roriz, há tempo se tornou uma figura de linguagem, uma metonímia, que foi “emprestado” o seu sentido para os Restaurantes Comunitários.

O deputado Roriz Neto sustenta que esta mudança unificaria o nome, para condizer com a forma pela qual os restaurantes já é conhecido na linguagem cotidiana do Distrito Federal. Ele ressalta que, em diversas instâncias, as pessoas se referem a esses locais como "Rorizão", em vez de "Restaurante Comunitário", sendo essa nomenclatura já enraizada na cultura local.

   
“Você não escuta uma pessoa dizendo que vai comer no Restaurante Comunitário. No Distrito Federal, em todos os lugares, as pessoas falam que vão comer no Rorizão. A mudança de nome apenas uniformizaria a forma como já são conhecidos”.
Dep. Distrital Joaquim Roriz Neto
xxxx

A realização de uma Audiência Pública, nesse contexto, atende a um requisito legal imprescindível para qualquer alteração de nome em equipamentos públicos. Além de trazer a perspectiva da comunidade, a audiência também possibilitará a reflexão sobre a evolução da linguagem e sua relação com as instituições governamentais, assim como o modo como os cidadãos apropriam-se dos espaços públicos em seu cotidiano.

 

 

Esta Audiência proporciona um ambiente democrático, onde a comunidade terá sua opniões e ideias ouvidas e consideradas para a tomada de decisão da Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Ascom Adm Samambaia | Hélida Costa

*Com informações do site do Dep. Joaquim Roriz Neto

Mapa do site Dúvidas frequentes