25 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/09/23 às 9h29 - Atualizado em 22/09/23 às 9h29

Ação ocorreu na Escola Classe 325 e contou com a participação de 380 estudantes do 3º ao 5º anos

COMPARTILHAR

De forma descontraída, os alunos do 3º ao 5º anos da Escola Classe (EC) 325, em Samambaia, tiveram a oportunidade de aprender sobre os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti. A equipe de mobilização social da Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu uma apresentação teatral com fantoches na manhã de quinta-feira (21) para os 380 alunos da instituição.

Além da peça teatral, uma palestra introdutória e apresentação de paródias sobre o tema também fizeram parte da ação. “Essa é uma rotina que nós temos dentro das escolas e em outras ações de governo. A gente atua de acordo com a demanda das próprias escolas com base no número de casos de dengue naquela região”, afirmou a chefe do Núcleo de Mobilização Social da SES-DF, Kenia Sousa.

O objetivo da ação, além de propagar o conhecimento entre os estudantes, é torná-los multiplicadores de conteúdo no ambiente familiar. “Trata-se de uma ação de mobilização da sociedade para dar mais informações e gerar senso comum nas pessoas para trabalharmos na prevenção. Além da dengue, trazemos informações sobre a raiva, febre maculosa e escorpião”, detalhou.

A aluna do 5º ano Stefany Silva, 10 anos, fez questão de compartilhar quais foram os aprendizados com a apresentação de fantoches na escola: “Eu já aprendi que o mosquito pode transmitir várias doenças e a gente não pode deixar água parada. Vou falar para os meus pais que eu participei do teatrinho e que devemos tomar cuidado”.

Como participar

A equipe da Secretaria de Saúde faz essas atividades há cerca de 20 anos em todo o Distrito Federal e em zonas rurais. As apresentações ocorrem de segunda a sexta e também aos sábados com atividades especiais nas escolas ou alguma outra atividade de governo. A unidade escolar que quiser promover o teatro, deve enviar a solicitação via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou para o email educacaodival@gmail.com.

Queda nos casos de dengue

Em 2023, até o dia 16 de setembro, foram notificados 27.568 casos prováveis de dengue no Distrito Federal. Neste período, houve uma redução de 58,9% no número de casos prováveis da doença em residências no DF se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 63.448 casos prováveis.

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Mapa do site Dúvidas frequentes